quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Comente os bastidores

Amo fotografar!
(imagem retirada do site weheartit.com)

Eu estava olhando minhas fotos. E percebi quantas histórias há nos bastidores. Comecei então a vasculhas a dos meus amigos, familiares e até de pessoas desconhecidas. Imaginei o que levaram eles a fazer aquele retrato. O que tinha tido naquele momento. Que festa era aquela? As pessoas estavam animadas. Que lugar era aquele? É simplesmente perfeito! Tenho paixão por fotografar, assim como também tenho por escrever. Mas como em toda escrita, na fotografia também se escondem muitos sentimentos. E com o avanço da tecnologia e o surgimento e desenvolvimento de várias redes sociais, fotografar virou quase uma rotina. Estamos sempre registrando o momento. Seja ele qual for. O que me preocupa é a forma com que lidamos com isso. É fácil forçar um sorriso e fazer uma selfie. Ou estar em uma festa e dar aquele sorriso aberto para celebrar uma foto em grupo. Não posso negar, na maioria das vezes, fica tudo muito lindo. Mas o que se passou com você naquela hora, ou minutos antes daquela foto: Você estava feliz e realmente queria eternizar aquele momento? Ficou feliz em como saiu na foto? Adoro tirar fotos. E não quero fazer drama com um assunto que deve parecer tão simplório, certo. Entretanto eu gostaria de conhecer o que há por trás das câmeras. Muitas vezes eu estava triste, mas me arrumava e tirava uma foto sorrindo. Aquelas que você costuma fazer sozinha, hoje mais conhecidas como selfie. Eu me distraio e me faz bem. Certa vez em uma festa eu tinha acabado de receber uma noticia que me entristeceu, mas se eu mostrar a foto aqui ninguém vai acreditar nisso. Entenderam a minha curiosidade? Sabe outra coisa que me impressiona em fotos e redes sociais... É que as fotos mentem melhor do que palavras (e eu dou risada disso). Por que quando olhamos essas fotos tão bonitas. Onde tem pessoas arrumadas e sorrisos largos, sempre acreditamos que estão bem e ali não há problemas. Mentira! Nem sempre todos estão felizes. Vou confessar para vocês que eu adoro enganar com as minhas fotos. Quem não gosta de receber curtidas e comentários de elogio, não sabe o que é tirar foto-ego. Aquela que tende a elevar sua autoestima e, ou irritar seu ex-namorado e sua “amiguinha invejosa”. Há também as ditas abobadas, são aquelas que tiramos de uma xícara, por exemplo. Aprendi essa expressão com um professor de fotografia, na faculdade, não estou adjetivando nada nem ninguém. Enfim eu poderia passar um dia e uma noite inteira falando de fotografias. Mas vocês, com certeza, não teriam a mínima paciência para mim. Não importa o segmento que você tem. O que importa é você saber que é uma forma de expressão e de expor de forma altruísta a sua vida e a das outras pessoas. E de não fantasiar para si, olhando as fotos dos outros, que estão todos bem e só você não está. Não importa a frase que ponham ou sorriso que deem, ou a pose que façam. Há sempre algo a mais, por menor que seja. Acompanhe nas entrelinhas. Afinal ninguém quer tirar foto descabelado ou chorando. Bom, quase ninguém. As fotos dizem muito e te convidam a adentrar intimamente o momento da pessoa a qual se faz ver. Guarde as fotografias, eternize o momento. Ame tudo aquilo que está acontecendo e quem estiver ao seu lado, mas de verdade. E mesmo que esteja triste, sorria. O sorriso é contagiante, se você passar um minuto sorrindo é provável que ele se estenda por horas. Então entre no seu quarto, ou aonde quiser e faça o seu retrato. Dê um sorriso largo e faça uma linda foto. Mas jamais negue o seu sentimento a quem lhe perguntar e principalmente a si mesmo. E você que ainda se engana com fotos bonitas e pressupõe histórias, acorda, nem tudo que se vê é a verdade. A verdade só é dita quando perguntada a pessoa que a tem. E se uma imagem fala mais que mil palavras uma suposição errada pode causar mil confusões e mal entendidos. 

PS: Se gostou do texto ou tem alguma sugestão para os próximos, comenta ai galera. Super beijo e até a próxima. Tchau! :**

2 comentários:

  1. Você falou de fotos, e comecei a procurar por algumas fotos de nós duas que eu tinha por aqui, porque gosto de lembrar o momento de cada uma delas. Gosto também de me arrumar e tirar muitas fotos minhas, isso melhora o humor e nossa estima. Mas o que eu gosto mesmo, é de pedir "por favor, por favor, por favor", para que meus amigos tirem fotos comigo. Sabe por que? Porque pode não ser o melhor dos momentos, nem nada de mais, mas pelo menos eu terei algo pra lembrar daquele dia pelo simples fato de que vocês estavam comigo.

    Ouvi num filme esses dias: Promete que você vai tirar muitas fotos? Promete que vai registrar todos os melhores momentos da sua vida?
    Prometa.

    P.S.: Você ainda tem aquela minha foto correndo atrás de um trator?


    Te amo,

    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu te amo!

    P. S.: Sim! eu tenho.

    Beijos ♥

    ResponderExcluir