sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Alma

A arte de aconselhar

Desde o início da semana eu venho pensando na arte de dar e receber conselhos. Será que é certo fazer o que os outros lhe mandam ou propõe? Parto da essência de que ninguém melhor do que você tem conhecimento para entender a si mesmo. E se foi você que se “meteu na enrascada”, não deveria tentar sair da mesma forma que entrou? Está bem, eu sei que ninguém vive no mundo sozinho e que precisamos de apoio seja de um amigo, familiar, líder religioso, mãe de um amigo ou quem mais queiram. Entretanto, eu, nunca soube aonde seria o limite de interferência do outro na minha vida. Digo, sempre gostei de conversar com pessoas mais velhas e mais experientes. Mas eu costumava acreditar em tudo que me diziam como uma verdade absoluta. Nos últimos meses passei por mais uma experiência que me remeteu a conselhos alheios. Eu me perdi de mim. Achei que não saberia controlar a situação a qual eu estava vivendo. E apesar de estar feliz, não me sentia segura para continuá-la sem que alguém estivesse ao meu lado me “orientando”. Tinha medo de colocar tudo a perder. E foi exatamente o que eu fiz. Perdi minha autoconfiança para meia dúzia de palavras que me pareciam sábia. Parei de seguir meu coração e os meus extintos. Comecei a viver pelos outros. Agora me lembro de quando me diziam que “nem sempre estar vivo significa viver”. Vegetei pelos outros. Fiquei tão confusa que perdi o rumo da minha vida e da minha história. Não preciso dizer que deu tudo errado, até por que já está mais que explícito. Ontem fui a uma congregação, onde a palavrada dada dizia exatamente assim: “Você não deve pedir conselho aos outros. O único apto a aconselhar você é Deus, converse com Ele” (leve em consideração a sua espiritualidade nesse momento, eu creio em Deus.). Mais uma vez fiquei pensativa. Veio-me a cabeça que eu estava fazendo, realmente, tudo errado. É fato que não vivemos no mundo sozinho e que precisamos uns dos outros para continuar a caminhada. Mas antes de qualquer coisa, antes de se lançar ao mundo e se por de frente com “os leões”, dar-se uma chance para se auto-conhecer, assim você não vai permitir que ninguém te imponha o que fazer. Ninguém melhor do que você para saber do que precisa. Não há nada melhor do que fazer o que te faz feliz, seja da maneira que for e sem importa-se com a opinião alheia (clichê não? Mas a mais pura verdade.). Opiniões se divergem, se confundem e principalmente muda! Ninguém vive vinte e quatro horas com você a não ser você mesmo. Dê de ombros para os intrometidos de plantão. Aprecie a experiência de outras pessoas, use-as como aprendizado. Mas não deixe que a maldade influencie as suas escolhas. Escute com precisão a cada história e mantenha-se em silêncio até que terminem de contar, o silêncio é o exercício do sábio e dele tiramos as maiores lições. Conselho se fosse tão bom, quanto parece, seria vendido ou proibido. 

2 comentários:

  1. Se você se perder, eu te encontro.
    É bom escutar os outros, mas melhor ainda é escutar a si mesma.
    Lembre-se que o melhor travesseiro ainda é "uma consciência tranquila".

    Te amo. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti saudade de ver seus comentários por aqui. Obrigada de novo.

      Te amo!

      Excluir